Rosimeire Oliveira

cidade
estado
cidade
estado
redes sociais
tema

Farmácia Viva - horta com ervas medicinais e profissionalização de jovens e idosos

Eu me chamo Rosimeire e moro em Araraquara (SP). Buscando longe meus sonhos, vejo que eles sempre estiveram ligados à fazer algo por alguém ou por um grupo, como há anos atrás, quando tentei criar um grupo de costureiras. Hoje, sonho em conhecer outros projetos semelhantes ao “Farmácia Viva” que criei, para ter mais informações sobre até onde podemos ir. Durante o Programa Acolher da Natura, vejo a possibilidade de semear essa semente por outros horizontes.

História da Rosimeire

Rosimeire vive no bairro Adalberto Roxo em Araraquara, no interior de São Paulo. Agente Comunitária de Saúde e Consultora de Beleza, ela participa ativamente de diversas ações sociais, comprometida em apoiar o desenvolvimento sustentável de sua cidade.

Rosi-matéria
Na imagem acima Rosi caminha entre várias plantas medicinais.

“Os valores que me guiam vêm de longe, são valores construídos no cotidiano de minha avó e suas filhas, guerreiras nordestinas e livres. Elas me deixaram o legado do ir, do desbravar, do enfrentar.”

Com o desejo de promover uma cultura mais saudável em sua comunidade, Rosi idealizou uma Farmácia Viva: a primeira horta urbana de Araraquara com ervas medicinais que cultiva o bem-estar por meio das plantas. O projeto, reconhecido pelo Ministério da Saúde, além de produzir e distribuir chás e óleos essenciais, contribui com a profissionalização de pessoas jovens e idosas.

Rosi semeia seus saberes. Inspirada pela sua rede de afetos, ela sonha construir a própria Associação para apoiar ainda mais sua comunidade local e as pessoas ao seu redor.

Para apoiar e fortalecer sua jornada de mobilizadora social, Rosi foi acolhida pelo Programa Acolher 2021.

Veja também

Assine a newsletter Acolher sobre mobilização social:

Ao clicar no botão “Enviar”, concordo que os meus dados submetidos estão a ser recolhidos e armazenados.

Nós utilizamos cookies neste site

Ao clicar em “Aceitar”, você concorda em armazenar, no seu navegador, os cookies utilizados para melhorar e customizar sua navegação.