O Acolher

Atentas às pessoas, às ruas e aos movimentos de seus entornos, Consultores e Consultoras de Beleza Natura são também gestoras de comunidades e agentes de transformação de seus bairros e comunidades.

É com esse olhar que, desde 2010 ao longo de suas 7 edições, o Programa Acolher reconheceu mais de 86 projetos sociais.

Em 2021, o Acolher expande seu potencial de geração de impacto. Deixa de premiar projetos sociais consolidados e passa a impulsionar novas lideranças comunitárias por meio de uma Jornada Educativa em Mobilização Social. São mais de 50 pessoas mobilizadoras que, com ou sem projetos sociais, movimentam suas comunidades com o sonho de construir um Brasil mais inclusivo e igualitário.

Em um contexto de grandes desigualdades sociais, lutar por esses sonhos se torna ainda mais urgente. Foram mais de mil pessoas inscritas no processo seletivo da 8ª edição do Programa Acolher, recorde histórico desde a primeira edição. Dessas, 52 pessoas foram selecionadas para participar do Acolher 2021.

São 52 histórias de vida, de sonhos e de mobilização, espalhadas em 16 Estados do Brasil + Distrito Federal, do interior do Acre ao centro de São Paulo. Pessoas diversas que se destacam pelo engajamento e alta capacidade de articulação.

Durante o processo educativo, as pessoas acolhidas irão estruturar suas próprias jornadas de mobilização social. Para isso, elas são convidadas a se observarem de dentro para fora, narrando a própria história e reconhecendo-se enquanto pessoas cidadãs ativas.

Em seguida, investigando a história, as potências e os desafios de suas comunidades, elas são instigadas a propor soluções para problemas comuns identificados nos territórios e a combinar ferramentas para organizar processos de mobilização social. É preciso conhecer-se para enfrentar o desconhecido. Estar presente, aqui, com atitudes que criam novos mundos e possibilitam novas formas de existência.

É nesse movimento de escuta e troca que o programa incentiva que pessoas mobilizadoras coloquem em prática suas inquietações para tornarem possível uma realidade mais igualitária em seus entornos.

O Acolher é uma iniciativa do Movimento Natura, área que há mais de 15 anos se dedica exclusivamente à geração de impacto social através da venda direta, que acredita que investir em educação é também investir nas transformações sociais.

Por isso, durante esse processo formativo, o Acolher oferece um apoio financeiro para que cada pessoa utilize como preferir. Esse suporte financeiro e toda a realização do programa só é possível com a Natura Friday, campanha que no dia 26 de novembro direciona R$1 a cada compra para o Programa Acolher.

O Acolher inspira histórias como as da Rosimeire, que criou uma horta urbana de plantas medicinais para a sua comunidade.

Rosimeire vive no bairro Adalberto Roxo em Araraquara, no interior de São Paulo. Agente Comunitária de Saúde e Consultora de Beleza, ela participa ativamente de diversas ações sociais.

Com o desejo de promover uma cultura mais saudável em sua comunidade, Rosi criou uma horta urbana com ervas medicinais que cultiva o bem-estar por meio das plantas. O projeto, chamado Farmácia Viva, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde, além de produzir e distribuir chás e óleos essenciais, contribui com a profissionalização de pessoas jovens e idosas.

“Os valores que me guiam vêm de longe, são valores construídos no cotidiano de minha avó e suas filhas, guerreiras nordestinas e livres. Elas me deixaram o legado do ir, do desbravar, do enfrentar.”

Rosi semeia seus saberes. Inspirada pela sua rede de afetos, ela sonha construir a própria Associação para apoiar ainda mais sua comunidade local e as pessoas ao seu redor.

Rosimeire faz parte do Acolher.

o programa

Uma jornada educativa em lideranças sociais comunitárias.

Um bolsa incentivo no valor de R$1500,00 durante os 6 meses do programa.

Exclusivo para Consultoras de Beleza Natura, Líderes de Negócios e Empresárias Natura.

a formação

eu comigo

Reconhecimento de potências individuais.

eu como agente

Conexão com o ambiente e como construir ou evoluir iniciativas.

eu com a comunidade

Comunicação, relações e ferramentas.

Acolher é feito a muitas mãos, com muito carinho e dedicação. Conheça os times responsáveis por estruturar e movimentar o programa nesta edição @biscos @mil.caminhos @movimentonatura

Este site foi desenvolvido pela Triggolabs.